Diretores da MCA alegram-se com a certificação da Cambona 4 como Tecnologia Social pelo Banco do Brasil Publicado 15/03/2014

O Banco do Brasil certificou o projeto de produção da erva-mate Cambona 4 como Tecnologia Social em 2013 e na Expodireto, no município de Não me Toque, a Embrapa Florestas recebeu da Associação dos Produtores de Erva-Mate de Machadinho – Apromate, o título de parceira do Projeto. O que isto tem a ver com a Medrado e Consultores Agroflorestais Associados Ltda? Muita coisa.

Por volta do ano de 1994, Moacir Medrado hoje diretor geral da MCA Agroflorestal iniciava um projeto de pesquisa em erva-mate no estado do Rio Grande do Sul. Ao seu lado estavam vários pesquisadores da Embrapa Florestas e dentre esses o seu atual sócio Luciano Javier Montoya Vilcahuaman. Este projeto era fruto de uma parceria entre a Universidade Regional integrada do Alto Uruguai e Missão - URI/Campus de Erechim e a Prefeitura do Município de Áurea. Pois bem, o sucesso deste projeto fez com que a Embrapa Florestas chegasse a outros municípios gauchos e especialmente a Machadinho onde havia um grupo de produtores liderados pelo Sr Arcangelo Grisson (falecido), uma Cooperativa disposta a ajudá-los (CAMOL), um agrônomo com extradionária liderança (Ilvandro Barreto de Melo) e uma Secretária de Agricultura Engenheira Agrônoma com uma grande sensibilidade para as questões socias ligadas aos pequenos agricultores (Séila Felizari). Em Machadinho a Embrapa iniciou, sob a liderança de Medrado,um projeto de pesquisa em erva-mate onde um dos subprojetos dizia respeito ao estabelecimento de um sistema de produção de erva-mate orgânica com base agroflorestal. 

Bem no início do trabalho naquele município se incorporaram ao grupo técnico, os pesquisadores Gabriel Correa cujo trabalho redundou no estabelecimento da Cambona 4, Derli Dossa responsável por grande parte das pesquisas econômicas e Amilton João Baggio, engeneheiro florestal especialista em sistemas agroflorestais. Os dois primeiros, atualmente aposentados, são profissionais colaboradores da MCA Agroflorestal.

Como se pode observar há sim, um grande motivo de alegria para todos da MCA Agroflorestal que somos, com prazer, oriundos dos quadros da Embrapa Florestas e eternos embrapianos.

Parabéns a todos os colegas da Camol, da Apromate, da Uri, da Prefeitura de Machadinho, da Emater RS/ASCAR e da Embrapa Florestas que colaboraram para que o trabalho atingisse o nível que atingiu e em função disso ganhasse tantos prêmos e distinções.

Autor: MOACIR JOSE SALES MEDRADO

Envie seu comentário!

Nome

E-mail

Comentário

Recomende a um amigo!

Nome Amigo

E-mail Amigo

Seu Nome

Seu E-mail

Sua Mensagem