ERVA-MATE NA AVENIDA BRASIL EM PASSO FUNDO? Publicado 15/06/2014

Li essa notícia assinada por Cristian Puhl sobre uma proposta de uso da erva-mate na Avenida Brasil em Passo Fundo. É uma proposta de um vereador da cidade que considera a erva-mate uma árvore interessante para a arborização urbana e que pode gerar inclusive renda para a Prefeitura de Passo Fundo com a colheita de suas folhas. Até quando acessei a notícia havia apenas um comentário dizendo que a erva-mate não deve ser usada porque "... tem crescimento lento e não faz sombra, além de hospedar muitas doenças fora de seu habitat natural.". Aproveitei para dar a minha singela contribuição na discussão. Meu comentário foi o seguinte:
A arborização com erva-mate seria interessante mas não para colhê-la e gerar renda e sim para mantê-la em sua forma original que por sinal é muito bonita. Colher folha de erva-mate destroi a forma original da mesma e além do mais em área urbana há deposição de chumbo e outros contaminantes gerados pelos combustíveis dos veículos e que poderão no caso da erva-mate ser prejudiciais à saúde. Não vejo doença como impeditivo ou como desvantagem da erva-mate frente a outras espécies. Talvez a queda de folhas do baixeiro seja algo a se considerar mas nada que uma poda de baixeiro (esta não prejudicaria a forma da planta em sua essência) não pudesse controlar. Em relação ao crescimento lento sim, teremos que ter um pouco de paciência para com ela. Uma outra coisa interessante na erva-mate é que uma dupla paisagista - agrônomo poderiam fazer uso da variação de formas (lanceolada, obovada, oblonga), e tonalidades de cores (verde fosco, verde brilhante, chumbo fosco, chumbo brilhante, dentre outras), das folhas de diferentes morfotipos da erva-mate . Seria algo original. Para propagação vegetativa dos diferentes morfotipos a Embrapa Florestas em Colombo, Paraná já tem a tecnologia. É só procurarem pelo pesquisador científico IVAR WENDLING. Para terem uma ideia já vi até erva-mate variegada de folhas com as cores verde-amarela em Machadinho no Rio Grande do Sul. Deve ter ocorrido um fenômeno genético chamado QUIMERA.
Seria muito interessante que o IBRAMATE https://www.facebook.com/ibramate entrasss nesse debate promovendo a discussão. A notícia completa está no seguinte endereço http://www.diariodamanha.com/noticias/ver/2220/Erva-mate+na+Avenida+Brasil+em+Passo+Fundo.

Autor: Moacir José Sales Medrado

Envie seu comentário!

Nome

E-mail

Comentário

Recomende a um amigo!

Nome Amigo

E-mail Amigo

Seu Nome

Seu E-mail

Sua Mensagem