Moacir José Sales Medrado[1]
O QUE UMA EMPRESA DEVE CONSIDERAR PARA SER BEM SUCEDIDA NO NOVO SÉCULO?
§ Sustentabilidade
§ Investimento ético
QUE PASSOS ELA DEVE CONSIDERAR?
INTERDEPENDÊNCIA
§ Mudar o velho paradigma de independência para interdependência que significa diálogo, construção do consenso e cooperação;
CULTURA DA SUSTENTABILIDADE
§ O corpo de funcionários deve conhecer os três componentes da sustentabilidade:
§ Crescimento econômico
§ Proteção ambiental
§ Proteção social
§ Integrar os componentes da sustentabilidade numa estratégia de marketing
EFICIÊNCIA ECOLÓGICA
§ A empresa deve analisar seus processos de produção e identificar em que partes deles há maior gasto energético para então redefiní-lo para ganhar eficiência. Este é um conceito que atende à empresa e ao consumidor
BUSCA DE OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO
§ A empresa deve estar atenta para ampliação de mercados muitas vezes considerados nichos e que ultrapassam essa barreira. Deve ser dada toda atenção ao valor ambiental que o consumidor dá a determinado produto.
CERTIFICAÇÃO INDEPENDENTE
§ O crescimento do número de organizações não governamentais destinadas a congregar consumidores de produtos ambientalmente corretos é muito grande e neste século tende a ser algo irreversível. Portanto, produzir dentro de padrões aceitáveis por sistemas de certificação independente será uma necessidade imperativa
APRENDIZADO FÁCIL
§ No mundo globalizado e altamente competitivo sobreviverão no mercado aquelas empresas que tiverem a capacidade de rapidamente responderem a trocas em padrões de consumo e a necessidades de aumentos de eficiência visando competitividade em custos e qualidade. empresas que aprendam rápido serão as campeãs do século
RELACIONAMENTO COM CONSUMIDORES E COMUNIDADE
§ Relatórios anuais
§ Ter uma estratégia nacional e internacional para mostrar o seu padrão de empresa ética
QUAL A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE EXTERNO PARA UMA EMPRESA DO SÉCULO 21?
Total, pois os consumidores e as organizações não governamentais a cada dia valorizam mais os produtos com valor ambiental agregado.
[1] Engenheiro-Agrônomo, Doutor em Agricultura, Especialista em Planejamento Agrícola, Diretor Geral da Medrado e Consultores Agroflorestais Ltda - MCAgroflorestal
Autor: MOACIR JOSE SALES MEDRADO