A EMPRESA FLORESTAL NO SÉCULO XXI Publicado 13/03/2014

Moacir José Sales Medrado[1]

O QUE UMA EMPRESA DEVE CONSIDERAR PARA SER BEM SUCEDIDA NO NOVO SÉCULO?

§  Sustentabilidade

§  Investimento ético

 

QUE PASSOS ELA DEVE CONSIDERAR?

               INTERDEPENDÊNCIA

§  Mudar o velho paradigma de independência para interdependência que significa diálogo, construção do consenso e cooperação;

CULTURA DA SUSTENTABILIDADE

§  O corpo de funcionários deve conhecer os três componentes da sustentabilidade:

      §    Crescimento econômico

  §  Proteção ambiental

  §  Proteção social

§  Integrar os componentes da sustentabilidade numa estratégia de marketing

EFICIÊNCIA ECOLÓGICA

§  A empresa deve analisar seus processos de produção e identificar em que partes deles há maior gasto energético para então redefiní-lo para ganhar eficiência. Este é um conceito que atende à empresa e ao consumidor

BUSCA DE OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO

§  A empresa deve estar atenta para ampliação de mercados muitas vezes considerados nichos e que ultrapassam essa barreira. Deve ser dada toda atenção ao valor ambiental que o consumidor dá a determinado produto.

CERTIFICAÇÃO INDEPENDENTE

§  O crescimento do número de organizações não governamentais destinadas a congregar consumidores de produtos ambientalmente corretos é muito grande e neste século tende a ser algo irreversível. Portanto, produzir dentro de padrões aceitáveis por sistemas de certificação independente será uma necessidade imperativa

APRENDIZADO FÁCIL

§  No mundo globalizado e altamente competitivo sobreviverão no mercado aquelas empresas que tiverem a capacidade de rapidamente responderem a trocas em padrões de consumo e a necessidades de aumentos de eficiência visando competitividade em custos e qualidade. empresas que aprendam rápido serão as campeãs do século

RELACIONAMENTO COM  CONSUMIDORES E COMUNIDADE

§  Relatórios anuais

§  Ter uma estratégia nacional e internacional para mostrar o seu padrão de empresa ética

QUAL A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE EXTERNO PARA UMA EMPRESA DO SÉCULO 21?

               Total, pois os consumidores e as organizações não governamentais a cada dia valorizam mais os produtos com valor ambiental agregado.



[1] Engenheiro-Agrônomo, Doutor em Agricultura, Especialista em Planejamento Agrícola, Diretor Geral da Medrado e Consultores Agroflorestais Ltda - MCAgroflorestal

 

Autor: MOACIR JOSE SALES MEDRADO

Envie seu comentário!

Nome

E-mail

Comentário

Recomende a um amigo!

Nome Amigo

E-mail Amigo

Seu Nome

Seu E-mail

Sua Mensagem