ÊTA LAGARTINHA ENJOADA Publicado 26/02/2014

Estou vendo em alguns blogs e jornais uma notícia sobre a ocorrência de Helicoverpa armigera em pastagens no estado do Mato Grosso do Sul. É preocupante? É claro que sim. Já vimos soja, milho, algodão. Na literatura encontram-se outras espécies atacadas por essa lagartinha “enjoada”.  Como exemplo, sorgo, girassol, fava, feijão de porco, tomates, brócolis e outras hortaliças.

Apesar de muitos estarem falando que o governo está sendo incompetente no controle da lagarta, queremos salientar o esforço que está sendo feito pela Embrapa que além de estar desenvolvendo seus esforços de pesquisa resolveu sair da casca ou do casulo como queiram e cair em campo.

A Embrapa e seus parceiros estão com uma Caravana que conta com 27 pesquisadores e técnicos correndo as áreas produtoras do país repassando informações sobre Manejo Integrado de Pragas (MIP) e em especial tratando do caso da Helicoverpa. Durante as visitas os pesquisadores e técnicos fazem troca de informações com os produtores multiplicadores dos conhecimentos a serem repassados. Na oportunidade, também, estão sendo entregues materiais informativos produzidos pela Embrapa sobre identificação e controle da Helicoverpa armigera e sobre o Manejo Integrado de Pragas (MIP).

Vale repetir que essa atividade não é uma iniciativa única da Embrapa e sim dela e de instituições parceiras como: Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Caso o leitor deseje saber o roteiro completo da Caravana Embrapa, pode acessar o Site da Caravana.  Lá é possível acessar os materiais informativos.

 

 

 

Autor: MOACIR JOSÉ SALES MEDRADO

Envie seu comentário!

Nome

E-mail

Comentário

Recomende a um amigo!

Nome Amigo

E-mail Amigo

Seu Nome

Seu E-mail

Sua Mensagem