Objetivo Geral: capacitar profissionais de Ciências Agrárias prestadores de serviços de assessoria em aspectos conceituais e aplicados de Florestas Plantadas enquanto tecnologia agropecuária de baixa emissão de carbono nos Biomas Amazônia (Estados do Pará, Mato Grosso e Rondônia) e Mata Atlântica (Estados da Bahia, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul).
Objetivos Específicos: aumentar a adoção de Florestas Plantadas em Municipios dos Biomas Amazônia e Mata Atlântica; aumentar a renda das propriedades e dos produtores rurais; reduzir desmatamento em Municípios dos Biomas Amazônia e Mata Atlântica; e, reduzir a pobreza rural em Municípios dos Biomas Amazônia e Mata Atlântica.
Público alvo: produtores rurais e profissionais de Ciências Agrárias prestadores de serviços de assistência técnica pública ou privada.
Duração: 16 horas-aula (4 horas do Módulo Básico e 12 horas-aula do Módulo Específico)
Conteúdo Geral: Aspectos Gerais da Produção Vegetal (Módulo Básico) e Florestas Plantadas (Módulo Espécifico)
Metodologia e Material Didático: cursos de capacitação tecnológica de modalidade presencial com flexibilidade para atendimento à particularidades regionais, disponibilização de material didático impresso e digital, e, formação de redes de discussão em ambiente web.
Programação Geral
Primeiro Dia
08:00 às 12:00 horas - Aspectos Gerais da Produção Vegetal
13:00 às 15:00 horas - Silvicultura
Segundo Dia
08:00 h às 12:00 horas - Estratégias para implantação/adoção de Sistemas de Florestas Plantadas
13:00 h às 15:00 horas - Escolha de espécies florestais e arranjos de Florestas Plantadas
15:00 h às 17:00 horas - Viabilidade Econômica e Rentabilidade de Florestas Plantadas
CONTRATANTE: BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO - BID
SUPERVISOR DO CONTRATO: Derli Dossa