Imagem Logo Panorama Atual do Setor Florestal Brasileiro

Panorama Atual do Setor Florestal Brasileiro

I - INTRODUÇÃO

Em resposta ao crescimento da população da população mundial e da melhoria social e econômica ocorrida nos países emergentes, o consumo de madeira tem crescido sobremaneira no mundo e no Brasil. Em função disto, além da exploração das florestas naturais tem sido necessária a ampliação das plantações florestais comerciais. Estes mesmos fatos também têm impulsionado a necessidade de ampliação de áreas para a produção de alimentos.

Além da aceleração do desmatamento nos últimos anos, constata-se uma ampliação da poluição das águas pelo uso de sistemas de produção ambientalmente inadequados e degradação de solos pelo mau uso agrícola. Tantas agressões ao meio ambiente têm ocasionado grandes enchentes, desertificação, perda de biodiversidade e contribuído para o aumento do efeito estufa.

No Brasil, um dos mais importantes exportadores de produtos florestais e de alimentos, estes fatos, associados à falta de educação e à ganância tem ocasionado uma ampliação perigosa do desmatamento inclusive em Área de Preservação Permanente (APP) e em Reserva Legal (RL) nas propriedades rurais. Mesmo em áreas de florestas naturais, manejadas, tem-se presenciado, em muitos países, inúmeras agressões aos recursos naturais provocadas pela exploração de produtos madeireiros com alto impacto e pelo desperdício da matéria-prima extraída.

Artigo completo em: Floresta para todos

 

Voltar